🗝️ Os 7 segredos para sua startup não fracassar
Por Alexandre B. Tonin, sócio da MFO Advogados.
Nesta série de 7 artigos que serão publicados no Blog da MFO Advogados, vamos trazer dicas importantes para que sua startup não fracasse antes de iniciar uma escalada. Após lê-los, você terá compreensão mais clara sobre como adaptar cada dica para o seu próprio negócio.
Os 7 segredos são na verdade 7 lições que aprendi quando tive contato direto com startups e como fundador de startup. São dicas realmente simples, mas muitas vezes deixadas de lado no modelo de gestão do negócio.
O Primeiro Segredo, e um dos mais importantes é: “não tenha medo de roubarem sua ideia”. Isso faz sentido para você? Acabamos nos preocupando demais quando temos aquela ideia brilhante no chuveiro e nos esquecemos que o mais importante de tudo, na verdade, é a execução da ideia. Quando surge uma ideia, já pensamos nos gastos com registro de marca, de patente, contratos de confidencialidade, contratação de pessoas e serviços, quando nem ao menos testamos ou validamos a ideia no mercado.
💡 Quando surge a ideia, precisamos analisar o mercado, pensar em hipóteses de execução fácil, com custo reduzido. Como disse Albert Einstein, “se eu tivesse uma hora pra resolver um problema e minha vida dependesse dessa solução, eu passaria 55 minutos definindo a pergunta certa a se fazer”. É importante fazer perguntas para poder desvendar as hipóteses do problema.
❓ Faz algum sentido gastar recursos com registro de patente, desenvolvimento de software ou exigir acordos de confidencialidade até com familiares, pelo simples medo de perder a ideia? A resposta é não. A execução da ideia parte da premissa de ouvir outras pessoas, de ouvir feedbacks que possam lhe ajudar a desenvolver melhor seu projeto. Nessa caminhada, o verbo de ação mais importante é executar, e executar com baixo custo. Para os investidores profissionais, o que importa é a capacidade de execução do empreendedor, pois se ele não conseguir tirar o projeto do papel, a ideia não vale nada.
Se a ideia é desenvolver uma plataforma online para venda de artigos femininos de luxo, não seria muito mais fácil testar esse modelo gratuitamente pelo Instagram? Foi o que a @cansei_vendi fez, ao iniciar um perfil despretensioso para vender peças de roupas de familiares e amigas da fundadora Leilane Sabatini. Hoje o @cansei_vendi já conta com mais de 130 marcas internacionais, além de ter como sócia a atriz Luana Piovani.
⚠️ Se você tem uma ideia, mas ainda não tem certeza da execução, pise no freio. Você precisa entender que, antes da escala, existem três importantes degraus: a) Hipótese: tenho uma ideia, mas ainda não estou certo de como será o produto ou negócio; b) Validação: estou desenvolvendo o produto, mas ainda não sei como vou conquistar clientes e gerar receitas; c) Negócio: tenho o produto validado, mas está difícil conseguir clientes e faturar.
🏎️ Tenha em mente que, dispender recursos desnecessários antes de testar o seu modelo, pode ser igual a uma corrida de Fórmula 1 em que o piloto resolve fazer todas as voltas rápidas no início e esquece de poupar combustível para chegar ao final.
🚀 É importante testar muito, fazer as perguntas certas ao seu problema, e gastar o menos possível no início da jornada. Por fim, lembre-se do conceito de Steve Blank: “os empreendedores de sucesso são aqueles que reconhecem que as suas startups são séries de hipóteses ainda não testadas”.
por Alexandre Tonin