EnglishPortuguese
EnglishPortuguese

Artigos e Notícias

DEMANDAS REAIS: PACIFICAÇÃO DE CONFLITOS COMO FUNDAMENTO DE ATUAÇÃO

Em fevereiro de 2018, advogados de diferentes origens e experiências fundaram a MFO. Em comum, o objetivo solucionar os problemas dos clientes, de forma descomplicada e inovadora.

Passados três anos, percebemos que apenas resolver as demandas que nos chegam já não é suficiente. É necessário algo a mais: pacificar as relações conflituosas.

Ao pacificar um conflito, não se está apenas intervindo para conciliar interesses de polos opostos, mas unificando-os, com a finalidade de encontrar a solução que satisfaça a todos os envolvidos.

É verdade que ainda temos que trabalhar no contencioso e utilizar as ferramentas do Poder Judiciário. Estes caminhos conhecemos à exaustão, literalmente.

No entanto, cada dia mais praticamos e estimulamos os métodos alternativos para resolver as controvérsias.

Já sabemos que a mediação, a arbitragem e a negociação são excelentes ferramentas. Mas a abordagem sistêmica é um instrumento muito poderoso, que poucos conhecem.

Segundo a Juíza do Trabalho Wanda Lúcia Ramos da Silva, “a demanda judicial é a ponta do iceberg do conflito, sendo que fatores submersos não juridicamente tutelados, como mágoa, raiva, tristeza, vingança, dentre outros, influem na motivação e na postura das partes, de forma consciente ou não.” (Pensamento Sistêmico, 2019, Ed. Leader)

Entender como esses fatores atuam no ser humano é fundamental para alcançar o acordo, evitar que uma ação judicial nasça, e também estimular seu término. É isso o que propõe a abordagem sistêmica de conflitos.

Neste momento de tensão nas relações, decorrentes de uma pandemia que persiste há mais de ano e cujo fim não será imediato, temos trabalhado insistentemente na prevenção de litígios e estudado como o direito sistêmico pode contribuir com esse objetivo.

Nossa constante presença nas diversas áreas em que atuamos tem exigido cada vez mais a compreensão das motivações emocionais que levam ao conflito:

– Temos acompanhado a tensão decorrente da insegurança jurídica na área da educação, orientando e negociando com vários agentes da comunidade escolar;

– Temos assessorado diversas empresas nas situações decorrentes da relação de emprego, como trabalhadores em grupo de risco, trabalho em home office, retorno a atividades presenciais e prevenção de riscos, dentre outras.

– Temos atuado fortemente em situações societárias, familiares e de sucessão de modo a colaborar para que o acordo seja a via eleita, para evitar a perpetuação do conflito.

– Temos capacitado e conscientizado diversas instituições e indivíduos sobre a importância da proteção de dados, em especial no caso de hipervulneráveis como crianças e adolescentes.

Estas são algumas das atividades que 2021 tem nos exigido. Somos cientes de que o Direito se direciona para que cada vez mais as pessoas decidam sobre seus interesses, evitando que um terceiro (juiz) o faça, pois viu-se que esta alternativa, além de antiquada, morosa e muitas vezes injusta, já não mais atende o que a sociedade precisa.

Nossa grande missão é colaborar para a pacificação de conflitos, de forma descomplicada, pela negociação baseada na compreensão do ser humano e do sistema que o envolve. Este é o DNA da MFO ADVOGADOS.

 

por Luciana Farias