Coube-me escrever o último texto para o blog da MFO ADVOGADOS em 2020.
A MFO é a Elisângela, é o Matteuz, o Alexandre, a Luana, o Luciano e a Luciana. Sou eu, é o Maurício, o Gustavo, a Isabela e a Juliana. Somos pessoas. E toda organização só existe por causa de pessoas. É para elas que fazemos o que fazemos.
2020 foi um ano peculiar, desafiador, doloroso e cansativo. Mas também foi um ano de alegrias, realizações, aprendizados e esperança. Depende da lente com a qual vemos as coisas.
Recentemente, um amigo escreveu em uma rede social que “se a gente muda por dentro, o ano muda com a gente.”
Por isso, não esperemos por 2021 para mudar o que temos que mudar. Não esperemos por eventos ou situações que não podemos controlar.
A mudança ocorre quando queremos e agimos para que ela ocorra.
Temos muito a agradecer: o simples fato de não ser uma das vítimas fatais da pandemia e poder estar lendo estas palavras já é um motivo para gratidão.
E esse sentimento tem que nos impulsionar a fazer o dia de amanhã melhor do que o de hoje e assim por diante.
Uma nova era já se iniciou e para quem estiver esperando por um “novo normal”, é bom estar muito mais preparado para o novo do que para o normal.
O novo será representando por valores ligados à solidariedade, empatia e humanidade e muito menos à competição, escassez e desumanização.
Enfim, como mensagem de final de um ano e início do seguinte, que nada mais são do que um dia após o outro, quero dizer, em nome da MFO, que nós queremos e faremos um mundo melhor.
Continuaremos fazendo o que mais sabemos e gostamos: ajudando as pessoas a solucionar seus problemas, com criatividade, ética e de forma descomplicada, pois esse é nosso propósito e é o que nos realiza.
E faremos isto com colaboração, empatia e compreensão, buscando vantagens recíprocas. Pois somos pessoas e lidamos com pessoas: é para elas que fazemos o que fazemos.
Se esses também são seus valores, convidamos a compartilhar sua visão conosco, unindo forças para fazer a diferença.
por Marcelo Oronoz