EnglishPortuguese
EnglishPortuguese

Artigos e Notícias

7 Documentos que Você Precisa Juntar na Declaração do Imposto de Renda

 

 

O prazo para declaração do temido imposto de renda começou nessa segunda-feira e termina no dia 30 de abril. Para te ajudar a não ter sustos nesse período desagradável vamos postar uma série com dicas que tornarão o ato mais simples e sem dor de cabeça.

No texto de hoje você vai saber quais comprovantes deve juntar, então já vai te preparando pra juntar a papelada, porque não é pouca coisa.

 

1 – CPF dos Dependentes

 

Não tem dependentes? Ufa… uma tarefa a menos. Mas, se tiver, você precisa informar o CPF de todos eles, até mesmo das crianças. E se algum dos dependentes não tiver CPF já é melhor ir atrás de uma agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios e providenciar.

 

2 – Informe de Rendimento das Empresas

 

O informe de rendimentos da empresa mostra diversas informações, com destaque especialmente os tributáveis, os retidos na fonte e os isentos.

 

3 – Informe de Rendimento de Bancos e Corretoras

 

Esse documento informa todos os rendimentos das operações e posições financeiras do ano anterior, incluindo os valores depositados na conta, investidos em produtos financeiros e seus rendimentos.

 

4 – Extrato do INSS

 

São os valores recebidos por meio do INSS se você for aposentado ou recebr algum benefício. Para ter acesso é só acessar o extrato do INSS através do site no Portal Meu INSS ou retirá-lo nas agências.

 

5 – Comprovante de Rendimento e Pagamento de Aluguéis

 

Se você paga ou recebe aluguéis também deve reunir documentos que detalham os valores. Quem geralmente fornece esses comprovantes são as imobiliárias. Se não houver a intermediação da imobiliária a comprovação poderá ser feita através dos recibos.

 

6 – Recibos de Médicos, Dentistas e Educação

 

As despesas com médicos, dentistas e outros profissionais de saúde, exames internações e planos de saúde podem ser deduzidas integralmente no Imposto de Renda.  Mas cuidado, para serem aceitos, os comprovantes precisam conter o nome do prestador do serviço com CPF ou CNPJ, o endereço, o serviço prestado, o valor, além do seu próprio nome completo e CPF ou do seu dependente.

Os gastos com educação seguem a mesma lógica e podem ser com despesas de ensino fundamental, médio, superior, pós graduação ou técnico. Nesse caso, basta juntar os boletos ou recibos, que também devem conter o nome da escola e o CNPJ e o nome do aluno.

 

7 – Comprovante de Compra e Venda de Bens

 

Se você vendeu ou comprou um carro, imóvel ou qualquer outro bem no ano passado deve ter em mãos o contrato, escritura, nota fiscal ou recibo. As principais informações do comprovante, mais uma vez, são nome e CPF/CNPJ de quem comprou ou vendeu.

E se você comprou por meio de um financiamento, é necessário informar, também, o banco, número do contrato, o montante financiado, número e valor das prestações, além do valor de entrada.

 

Esse é o primeiro texto da sério sobre o imposto de renda, possui alguma dúvida específica? Deixe o comentário abaixo com dicas e dúvidas que tentaremos te ajudar!

 

por Matteuz Dutra