Diariamente, atendemos empresas com problemas trabalhistas, quando a situação já está judicializada e o custo da solução já é maior do que poderia ter sido se houvesse a devida prevenção.
Alguns erros comuns das empresas, que dão origem aos litígios são:
- IGNORAR AS LEIS TRABALHISTAS: o desconhecimento das normais trabalhistas pode levar a ações judiciais e custos significativos. A empresa precisa manter seu time atualizado sobre os direitos e obrigações de empregados e empregador, bem como das regulamentações aplicáveis.
- NÃO ELABORAR CONTRATOS DE TRABALHO ADEQUADOS: contratos de trabalho bem elaborados são essenciais para estabelecer direitos e deveres claros tanto para o empregador quanto para o funcionário. Quando mal redigidos, podem gerar disputas sobre salários, benefícios ou condições de trabalho, pois não havia clareza dos itens pactuados.
- NÃO CUMPRIR AS NORMAS DE SAÚDE E SEGURANÇA: ignorar as normas de saúde e segurança pode resultar em acidentes de trabalho e ações judiciais. É preciso proteger os funcionários, implementando medidas adequadas de segurança, fornecendo treinamento e garantindo o cumprimento das regulamentações.
Investir em prevenção é a chave para evitar litígios trabalhistas no futuro e minimizar os impactos no fluxo de caixa da empresa.