Os procedimentos operacionais e rotinas administrativas são passíveis de falhas por vários motivos: erro no registro das operações, falta de capacitação dos colaboradores, fraudes e outros, o que reforça a necessidade de permanente fiscalização do cumprimento das normas trabalhistas e previdenciárias.
Além da verificação e revisão dos instrumentos internos da empresa (contratos de trabalho, regulamentos, regimentos, modelos de sanções disciplinares, todos os documentos da relação empregatícia), é preciso, também, controlar a forma como a relação contratual ocorre na prática.
Por isso, oferecemos a nossos clientes a Auditoria de Rotinas Trabalhistas.
O que fazemos:
-Levantamento e classificação de acervo de documentos vigentes com colaboradores.
-Análise individual dos termos dos documentos, incluindo todos os aspectos relevantes, formais e materiais.
-Elaboração de checklist para seleção de documentos admissionais e demissionais a serem solicitados e revisados na contratação;
-Emissão de parecer jurídico objetivo, com sugestão de ajustes e aprimoramento de cláusulas, bem como soluções para impasses verificados.
-Elaboração de novos instrumentos e modelos de contratos recorrentes.
Etapas:
-Levantamento e análise física dos documentos;
-Apuração de inconsistências das rotinas;
-Apresentação de relatório de auditoria, validando as atuais práticas e/ou recomendando melhorias nos processos;
-Sugestão de consultoria em determinada área ou treinamento (caso aplicável);
Como fazemos:
A auditoria é realizada de acordo com a demanda da empresa, podendo ser estabelecida por número ou natureza dos contratos ou por prazo determinado, englobando todos os documentos vigentes.
Deverá haver reunião prévia com o gestor da empresa para delimitação do escopo e alcance desejado.